quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista sobre drogas com uma adolescente

Abaixo segue uma entrevista com uma adolescente que se envolveu com o álcool e as drogas e, está em processo de reabilitação.

"Eu conversei com uma garota de classe média alta de São Paulo, que está em recuperação de seu vício em cocaína e álcool, que com apenas 19 anos teve uma overdose e agora tenta mudar sua vida. Ela preferiu não ser identificada.

1- Com que idade você teve seu primeiro contato com drogas?

R: Com uns 13 anos eu ia a festas em que as pessoas consumiam álcool e cigarro. Pode-se dizer que eu comecei a ter contato nessa época mesmo, porque eu acompanhava meus amigos em umas cervejas e cigarros desde aquela época.

 2- O que te levou a experimentar?

R: Por um lado foi por curiosidade, gostava de causar diferentes sensações que só o álcool me dava. Mas acho que eu não queria ser a “careta” do grupo no começo.

3- E quando você passou a usar drogas ilícitas?

R: Na mesma época que comecei a ir a essas festinhas, quando eu tinha uns 14 anos comecei a fumar maconha, pois cigarro já era um hábito diário e eu queria experimentar.

4- Mas você não parou na maconha?

R: Conforme o tempo passava, acho que eu me sentia cada vez mais confortável ao redor das drogas. Na minha cabeça, não eram coisas ruins, apenas coisas divertidas! Então quando me ofereceram cocaína, eu experimentei, assim como ecstasy, LSD e outros tipos de fumo…

5- Como você arranjava essas substâncias? Você nunca teve problema com a lei por conta disso?

R: Chegou uma hora em que quase todos os meus amigos consumiam ou eram traficantes de drogas. Nunca foi difícil de arranjar drogas, quando todos ao seu redor te oferecem. Ninguém gostava de se drogar sozinho. Mas já tive problemas com a polícia sim. Uma vez passei a noite na cadeia por porte de maconha. Um de meus amigos conseguiu me tirar de lá.

6- Você reconhece que se viciou em algumas das drogas que você consumia. Quando você percebeu que precisava de ajuda e que, o que antes era apenas divertido, estava se tornando um grande problema?

R: Você não vai mencionar o meu nome nessa entrevista, vai? (Respondo que não, se ela preferir, ela responde que não quer ser identificada). Quando saí de casa para morar com meu namorado, eu percebi que meu vício era desenfreado. Como não tinha ninguém, no caso meus pais, para me impedir de usar drogas dentro de casa, eu passava noites acordada cheirando carreiras de cocaína a cada 30 minutos, sem razão aparente. Eu não comia, eu não tomava banho… Eu simplesmente me entreguei completamente as drogas, até que um dia eu tive uma overdose, após voltar para a casa do meu namorado completamente bêbada, depois de tomar um tablete de LSD e cheirar incontáveis carreiras. Eu fui parar no hospital e quase morri. Depois disso, passei a dar valor a minha vida e às pessoas que tentavam me avisar que o que eu fazia não era certo.

7- Há quanto tempo você parou de consumir drogas?
R: Estou limpa a 1 mês agora, mas já me sinto outra pessoa. Não é fácil, e eu tenho plena consciência de que posso ter uma recaída. Mas tento levar um dia após o outro."


Comentário
Como podemos ver nesta entrevista, o consumo de drogas lícitas pela adolescente começou muito cedo, com apenas 13 anos e, o consumo de drogas ilícitas com 14. Cremos que o fato que levou essa menina à procura foi por influência dos amigos, que consumiam substâncias ilícitas, talvez pelo fato de não ter limites dos pais, querer ser aceita pelos amigos, ou seja, por influência deles e por curiosidade entrou nesse mundo. Enquanto a vida não lhe deu um susto, ela não parou, até que um dia, por falta de limites parou no hospital. Muitos adolescentes estão nesse mundo. Alguns pais tem consciência dos atos de seus filhos e tentam ajudá-los, outros não tem consciência alguma. Por isso é importante haver diálogo entre pais e filhos, e os pais educarem-los em todos os aspectos, mostrando, por exemplo, que a drogas podem acabar com uma pessoa.

Fonte:
 http://voceviuaquilo.wordpress.com/2011/10/07/entrevista-o-fantasma-das-drogas/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário