domingo, 5 de agosto de 2012

O que são drogas

O conceito de droga é toda e qualquer substância natural ou sintética que, uma vez introduzida ao organismo modificando suas funções fisiológicas ou comportamentais. 
As drogas podem ser classificadas em lícitas que são as drogas cuja produção e uso são permitidos por lei sendo liberadas para comercialização e consumo, e as ilícitas que substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Dentro das substâncias ilícitas há uma classificação que é aceita e utilizada pela Universidade Federal de São Paulo e pela escola Paulista de Medicina UNIFESP/EPM, que é a seguinte: 
  • Drogas Perturbadoras - Possuem efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplos: LSD, a maconha e o haxixe.
  • Drogas Depressoras - Diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplos: tranquilizantes, o ópio, a morfina e a heroína.
  • Drogas Estimulantes - São substâncias que aumentam a atividade cerebral, essas, estimulam as áreas sensoriais e motoras. Exemplos: Cocaína e derivados (crack), Erytroxylum coca (extraído da folha da coca)
  • Drogas Mistas - combinações de dois ou mais efeitos. Exemplo: Ecstasy, que é as mais conhecida. 


Texto baseado em: UFSC - Trabalho de Conclusão de Curso, QUEIROZ, Vinícius Eduardo. A Questão das Drogas Ilícitas no  Brasil, Florianópolis, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário