quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Notícias sobre as drogas na adolescência

Para melhor compreender as drogas na adolescência, selecionamos essas reportagens sobre as drogas.

http://febradeq.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Drogados.jpghttp://www.vidasemdrogas.org/imagens/adolescentesdrogas.jpg


Os jovens brasileiros estão usando drogas cada vez mais cedo. Segundo os especialistas, a iniciação hoje ocorre entre os 12 e 13 anos. O primeiro passo nessa direção pode acontecer aos 11 anos, idade em que eles começam a provar bebidas alcoólicas. "Tudo hoje é mais precoce, da iniciação sexual ao uso de drogas", constata Ilana Pinsky, psicóloga e pesquisadora da Unidade de Pesquisas de Álcool e Drogas (Uniad), da Universidade Federal de São Paulo. Embora o uso de drogas não tenha o tom de contestação dos anos 60 e 70, ainda é visto como um comportamento adulto. "Eles se sentem transgredindo, correndo riscos, mudando de fase", diz a psicóloga.
Além de experimentar muito cedo, os adolescentes também estão consumindo mais. Entre 1993 e 1997, quadruplicou o número de jovens que fumavam maconha mais de seis vezes por mês. É o que aponta estudo do Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), realizado com 15 mil estudantes de 1o e 2o graus em dez capitais. "O adolescente tem menos defesas biológicas, seu organismo ainda está em formação. Quanto mais cedo começam a usar, maior é o risco de dependência", diz o psicólogo Içami Tiba, especialista em jovens.
Muitos pais, ao se deparar com um caso de drogas em casa, chegam aos consultórios com a idéia de que o melhor é internar o filho. Mas os especialistas dizem que internação é um recurso extremo e estudos científicos mostram que 85% dos casos são tratados sem necessidade de internação. As clínicas de desintoxicação são indicadas para dependentes que tenham algum problema mental ou psíquico associado, ou quando existe risco de suicídio. Vale também para os casos em que já se tentou de tudo, sem respostas.
Duas famílias que passaram por essa fase difícil contam aqui como superaram o choque inicial e decidiram partir para a ação. Quando o adolescente se torna um viciado, os familiares são considerados co-dependentes. Na maioria dos casos, os pais se sentem culpados e perdidos. Eles também precisam de ajuda. 
 Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML347542-1740,00.html

Quanto mais precoce o consumo de uma droga, mais o indivíduo se torna vulnerável à dependência. Foi o que mostrou um estudo com camundongos conduzido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Ao administrar doses de álcool em animais adolescentes e adultos, os pesquisadores constataram que os mais jovens apresentaram uma compulsão maior ao consumo após um período de abstinência.
Segundo os pesquisadores, o resultado também pode valer para outros tipos de drogas de abuso, que englobam desde anfetaminas até entorpecentes pesados, como cocaína e heroína, passando por cigarro e álcool.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,consumo-precoce-de-drogas-torna-individuo-mais-vulneravel-a-dependencia,600938,0.htm

--
Comentário:
Hoje em dia vemos muitos noticiários sobre as drogas e seus efeitos quando usadas desde cedo, porém mesmo assim não conseguimos compreender como é este estranho mundo. Com estas reportagens pode-se melhorar um pouco o nosso entendimento sobre o assunto, principalmente divido à sua clareza e o fato de ser direto. Selecionei estas notícias por abortar as principais partes do tema das drogas na adolescência, sendo o motivo de viciar mais facilmente nesta fase da vida e como isso ocorre. Em relação ao motivo, observa-se que durante a adolescência o corpo ainda está se formando, e qualquer mudança pode marcá-lo para sempre, as substâncias presentes nas drogas em geral completa "circuitos" no cérebro e quando usadas neta fase de formação o corpo se acostuma mais facilmente. Quanto à como ocorre, observa-se que isso é devido às situações enfrentadas pelos adolescentes, como as mudanças na vida e as sensações de insegurança proporcionadas por isso.

Fonte das imagens:
http://febradeq.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Drogados.jpg 
 http://www.vidasemdrogas.org/imagens/adolescentesdrogas.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário