sábado, 11 de agosto de 2012

Tipos de drogas ilícitas

Existem inúmeros tipos de drogas, muitas, na maioria das vezes, desconhecidas. Em função de existirem muitas drogas, baseando-se nos dados da ONU - Organização das Nações Unidas, 2008, as drogas listadas abaixo são as dez drogas mais consumidas pela população mundial:

- Maconha

Muitos pesquisadores afirmam que a maconha é originária da África, porém há uma antiga referência à planta e ao seu uso, como forma medicamentosa, é a existência de um herbário de um imperador chinês e de um livro escrito na China no ano de 7000 a.C. A maconha foi utilizada na Índia – com a finalidade de rituais religiosos, no Oriente Médio – entre a população mais pobre e, na África. A cannabis sativa é um arbusto silvestre que cresce nas zonas temperadas e tropicais. Seu componente psicoativo é o delta-9-tetrahidrocanabinol, o THC.

Os efeitos da maconha variam, pois dependem da sua riqueza em THC. Podem ser similares ao do haxixe, porém menos potentes. Logo após fumar o cigarro de maconha, o usuário pode sofrer os seguintes efeitos: euforia, sonolência, sentimento de felicidade, risos espontâneo, perda da noção do tempo, coordenação motora, taquicardia, fome, olhos vermelhos. O efeito da maconha dura, aproximadamente 5 horas quando fumada, e ingerida 12 horas. O consumo dessa substância acarreta no ferimento epitelial da traquéia e dos brônquios, lesões nas vias aéreas, inflamação pulmonar e comprometer a defesa imunológica, o risco de acidente vascular cerebral é aumentado e de Mal de Alzheimer. O uso da maconha também pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo (capacidade de aprendizagem).

O risco de dependência é baixo, e o risco de morrer por overdose é quase nulo, comparando a outras drogas. A síndrome da dependência da maconha pode ser identificada por perda do apetite, ansiedade, fadiga, náuseas, pressão baixa e irritabilidade.


- Cocaína

  A cocaína é extraída das folhas da planta Erythroxylon coca. As folhas eram utilizadas pelo povo andino para mascar ou como componente de chás, para aliviar os sintomas das grandes altitudes. Seu consumo leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis. A cocaína pode ser consumida de variadas formas, ma a mais comum é aspirando a droga pelo nariz, outros consumidores injetam-a na corrente sanguínea, elevando o risco de uma parada cardíaca irreversível. De imediato, a cocaína estimula o sistema nervoso simpático. Os efeitos imediatos duram de 30 a 40 minutos, dando a sensação de euforia, poder, ausência do medo, entre outros. A cocaína causa aceleração do ritmo cardíaco, dilatação da pupila, elevação da pressão, calafrios, náuseas, vômitos, arritmias cardíacas e perda de peso. Com o uso contínuo da droga, por ser estimulante do SNC, a cocaína causa perda do tecido cerebral e danos a inteligência, gera tolerância, precisando aumentar as doses da droga cada vez mais. 

   O uso da cocaína atinge em maior quantidade os homens entre 18 e 35 anos de idade. Ao compartilhar a seringa que foi utilizada para consumir cocaína pode transmitir hepatites, AIDS, entre outras doenças.



- Ópio

O ópio é um suco espesso retirado da papoula, esta, é originária da Ásia Menor e cultivada na China, Irã, Índia, Líbano, Iugoslávia, Grécia, Turquia e sudoeste da Ásia. O uso do ópio foi espalhado no Oriente. O cultivo desta planta é legal, servindo de fonte de matéria-prima em laboratórios farmacêuticos. Já no mercado ilegal, o ópio é vendido em barra ou reduzido a pó e embalado em cápsulas ou comprimidos.

Todos os opiáceos e opioides são depressores do sistema nervoso central. Os efeitos do ópio são letais e podem causar ao indivíduo paralisia do estômago, sente-se como se não fosse capaz de fazer a digestão, sonolência, acalmia (estado de serenidade, calma momentânea após um momento de agitação), náusea, vômito, redução da pressão sanguínea e da respiração, podendo evoluir, em caso de overdose (que pode ser causada pela mistura de álcool e barbitúricos ao ópio), para náuseas, vômito, contração das pupilas e sonolência incontrolada, passando do coma à morte por falha respiratória. A longo prazo, o uso frequente do ópio diminui a atividade cerebral, podendo causar: deterioração intelectual, irritabilidade crescente e indisposição. O consumo de ópio por meio de injeções, ou em doses maiores por via oral, pode causar grande depressão respiratória e cardíaca. Se o uso do ópio for suspenso abruptamente, o consumidor poderá morrer de síndrome de abstinência.



- Heroína

A heroína é uma droga derivada da papoula e possui efeito similar aos outros opioides. Foi sintetizada em 1874, em Berlim pela farmacêutica Bayer. Descoberta sua potencialidade em causar dependência química e psíquica de forma rápida, sua comercialização foi proibida no início de século XX.

O uso dessa droga é raro no Brasil, devido ao custo alto comparado com o crack/cocaína. Já na Europa e na América do Norte, somam muitas pessoas, contribuindo para a disseminação da AIDS, das hepatites virais e da criminalidade. Essa droga causa sensações de euforia e conforto, surdez, cegueira, inflamações nas válvulas cardíacas, diminuição de sensações como: dor, fome e tosse. Os efeitos duram, aproximadamente, cinco horas. Por essa droga desenvolver tolerância rápida, o usuário começa a consumi-la frequentemente, a fins de fugir das sensações de abstinência, causando consequências sérias, como: constantes vômitos, diarréias, perda de peso, depressão, descompassos cardíacos, colapso dos vasos sanguíneos, além de problemas sociais e morte por consequência de paradas respiratórias e overdose.

Por ser consumida, na maioria das vezes, por meios injetáveis, pode causar necrose das veias, aumento do risco de aparecimento de chagas, abscessos, hepatites, pneumonias se houver falta dos hábitos higiênicos e adulteração da substância.

- Haxixe

O Haxixe é extraído das folhas da Cannabis sativa, é uma droga que pode ser fumada ou ingerida. Apresenta três tipos: a erva que se obtém das folhas, caule e sementes secas da planta, a resina que é feita do líquido que sai da planta, e o óleo, a parte mais forte do haxixe. O haxixe possui efeitos semelhantes ao da maconha, mas, mais intensos devido à maior concentração de THC - 14% - enquanto a maconha possui 4%, dando aumento de apetite, libido, sorriso involuntário, sensação de relaxamento, aumento da frequência cardíaca e boca seca ao seu usuário.

Pode ter como consequências problemas com o tempo e o espaço, câncer de pulmão, pânico e abstinência leve.



- Ecstasy

O ecstasy é uma droga sintética, fabricada em laboratórios. O metilenodioximetanfetamina, conhecido com MDMA sendo o princípio ativo e atuando no cérebro. Tem efeitos parecidos com os alucinógenos, e, geralmente, é vendido em comprimidos, pastilha, cápsulas ou em pó. A faixa etária que geralmente procura essa substância são os adolescentes que querem sentir-se mais desinibidos, simpáticos. Os primeiros efeitos das drogas aparecem de 20 a 70 minutos, tendo duração de, em média, 4 a 6 horas. O ecstasy trás sensação de euforia, bem-estar intensos, confiança, ansiedade, paranóias, aumento dos batimentos cardíacos, excesso de suor, náuseas, bruxismo, fadiga, depressão, dor de cabeça, visão turva e insônia. Se o usuário ingerir grandes quantidades de ecstasy, pode ocorrer: secura na boca, alucinações, fazer coisas que não faria se estivesse em estado normal, dores musculares e perda temporária de visão.

O uso constante dessa droga pode causar morte das células cerebrais, perturbações mentais, falta de memória, perda de autocontrole, síndrome do pânico arritmias, morte súbita por colapso cardiovascular e insuficiência renal aguda. Para ter uma overdose com o ecstasy basta um comprimido para trazê-la, causando efeitos muito fortes. Devido à atividade física intensa (dançar por muito tempo) pode ocorrer hemorragia interna, pois ocorrer o aumento da temperatura corporal e desidratação, causando mortes nas "raves", que são festas que acontecem em sítios com duração de mais de 12 horas.


- LSD

Essa droga foi descoberta acidentalmente me 1918. Essa droga possui o mesmo princípio ativo do ecstasy, MDMA, e apenas algumas frações de grama são necessárias para causar alterações no funcionamento do cérebro, causando fenômenos psíquicos como alucinações, delírio e ilusões. A droga altera a perspectiva geométrica, a noção do tempo, a percepção das cores e sons. O LSD não causa dependência física, mas causa dependência psicológica. A droga pode originar alguns efeitos físicos, tais como: sudorese, aumento da frequencia cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas, vômitos, alucinações auditiva e visual, sensibilidade sensorial, confusão, pensamento desordenado, perda do controle emocional e dificuldade de concentração. O LSD é mais usado por adolescentes e jovens, que querem experimentar visões e sensações novas e coloridas. Os efeitos do LSD duram de 8 a 12 horas, aparecendo de 30 a 40 minutos depois do uso. Essa substância pode estar sob a forma de cápsulas, tiras de gelatina ou folhas de papel.

- Crack

O crack tem origem da cocaína, ambos têm origem da folha de coca que foi descoberta a mais de 3000 anos. Diferente de outras drogas, o crack não tem origem ligada a fins medicinais, ou seja, foi criado para ser uma droga para alterar o estado mental do usuário. Essa droga foi introduzida nos Estados Unidos em 1983, quando, devido ao alto preço da cocaína nas ruas, fez com que demanda por cocaína na classe média fosse diminuída, sendo assim, o crack surgiu como uma alternativa muito mais barata e perigosa.

Essa droga possui efeito semelhante ao da cocaína, porém mais forte. O uso do crack pode gerar inquietação mental e física; causar insônia; euforia; alegria; suprema confiança; aumento de energia; desejo por mais crack; aumento da pressão arterial; da frequência respiratória e cardíaca; suor excessivo; tremores; tiques; contrações musculares involuntárias; dilatação da pupila e inibição do apetite. O efeito dura em média de 5 a 10 minutos, após, os níveis de dopamina despencam, deixando o usuário deprimido.

O crack pode causar acidente vascular cerebral; morte súbita, geralmente causada por parada cardíaca ou convulsões seguidas de parada respiratória; o usuário pode ficar facilmente doente, devido ao excesso de horas sem dormir; pode causar doenças reumáticas. O crack induz a abortos e nascimento de prematuros. Os bebês sobreviventes apresentam cérebro menos e choram de dor quando tocados ou expostos à luz. Essas crianças, geralmente, demoram mais para falar, andar e ir ao banheiro sozinhos e têm imensa dificuldade de aprendizado.


- Lança-perfume

O lança-perfume é um solvente inalante à base de cloreto de etila, éter, clorofórmio e essência perfumada. A droga apareceu no carnaval de 1904, no Rio de Janeiro, e logo foi incorporada aos festejos carnavalescos de todo o Brasil, tornando-se um símbolo do Carnaval. Pode causar desde um pequeno zumbido até fortes alucinações, que inicia de 5 a 10 segundos após a inalação da droga e, pode durar de 30 segundos a 10 minutos.

Em relação aos efeitos, podem ocorrer euforia e excitação, perda de tato, formigamento das extremidades, distúrbios auditivos, perda de memória, aceleração dos batimentos cardíacos e, até mesmo uma depressão. A droga afeta a respiração, causando a sensação de estrangulamento e asfixia, e dor de cabeça. Quem faz uso crônico do ecstasy têm dificuldade de concentração, déficit de memória e lesões na medula óssea.


- Speedball

É a mistura de heroína com anfetaminas ou cocaína. Não é muito consumida no Brasil devido ao alto custo. É usada, principalmente, em festas “raves” nos EUA e na Europa. A droga é potencialmente letal, pois a cocaína age como estimulante, aumentando o pulso do coração. Algumas vezes, outras combinações de estimulantes e sedativos são referidas como speedballs, como o uso de anfetaminas em conjunto com benzoadipinas
 e barbitúricos.



Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Speedball_(droga)













Nenhum comentário:

Postar um comentário